quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Menu: Gelato


                                                                                                                                                            Florença, Itália, 2010

Teoricamente, gelato seria a designação para sorvete em Italiano.

Contudo, tornou-se uma variedade em excelência do mesmo, onde a porcentagem de gordura é minima, a de açúcar é maior, o processo de fabricação guarda suas diferenças com o industrial... E na prática, cria um verdadeiro deleite dos deuses, super cremoso e os sabores vividos e a repetição obrigatória. Sempre.

Quando fui a 1a vez para a Itália, a Chris A. [verdadeiro Oráculo!] me fez jurar que não ia deixar de experimentar (alem do yogurt, na Grécia) esta especialidade italiana. E confesso que achei ser exagero, sempre acreditei que era lenda urbana que os gelati eram seres tao distantes dos nossos sorvetes. Para mim, tinha um tom de prepotência nestas declarações gerais de serem pedacinhos do Paraíso na Terra.

Como posso explicar o quanto errada estava? A respeito dos gelati, acredite, eles são orgasmáticos. Ponto. 

Cruzei a Itália de norte a sul, de oeste a leste, com religiosamente 2 sabores de gelati por dia. Sacrifício..oh sacrifício! Inacreditável a lista de sabores, e de pequenas diferenças regionais... Lampone, fragola, frutti di bosco, arancia e cioccolato, pistacchio, caramello, ananas, tiramisù...Todavia, todos maravilhosos. Imagina algo delicioso... Eleva a vigésima potencia. Isso. 

E desde aquela viagem, que procuro encontrar um gelato em terra brazilis e nada!  Fui enganada inúmeras vezes com propagandas de "verdadeiro gelato italiano" por todos os cantos e...Niente!

Assim, pois; é de grande felicidade que declaro que está semana experimentei o mais próximo de um gelato ever. [Obrigada, Li!] E com mais orgulho ainda que afirmo que foi nesta Ilha de Santa Catarina.  *YEAP* 
>

O lugar se chama "Sorveteria Italiana Monte Pelmo", fica na praia dos Ingleses, começou na garagem da família (sr. Matias é legitimo italiano sorveteiro!) e a fila é constante e muito merecida. Fácil os sabores passam de 25, e recomendo inteiramente os de Melancia, Butiá, Framboesa, Manga, Chocomenta e Chocolate Rocher... Encontrei fantástico esta mescla de sabores nacionais com os italianos, e ainda há uma cartela de sabores diet e com yogurt.

A única critica maior seria na apresentaçao dos gelati, que quebra a tradição que encontro linda, daquela ornamentação que vi pela Italia... Mas que não fere o gosto e apresentação simples e bonita que eles fizeram, bem como o bolso. Sim, porque indo contra TODOS os preços exorbitantes de sorvetes artesais que já vi, os gelati do Sr. Matias tem um preço justo, acessível e divino para você poder encher um pratinho e experimentar vários.

Eu escolhi 5 sabores, e as bolas eram generosas e ficou por  R$ 6,50. #chocada. Ou seja, é o verdadeiro bom, bonito e barato. *Oh yes, baby!*

 Como a gula foi maior que a razão, não tenho fotos minhas, mas encontrei um blog com fotos e uma critica linda sobre a mesma. http://www.conciergefloripa.com.br/dica/sorveteria-italiana-monte-pelmo/


Bon appétit!




Sorveteria Italiana Monte Pelmo
Rua Brisamar, 394. Praia dos Ingleses
Florianópolis. Tel: (48) 3369-3049







 

3 comentários:

  1. Angeluska
    Deixa só diminuir o trabalho por aqui que vou fazer o sacrificio de ir ai provar todos os sabores. ainda bem que não moro perto dessa gelatteria senão iria viver de sorvete!!
    beijo e saudades de vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris!!
      Nem fala...os amigos ja estao combinando de ir no domingo para conhecer..e obvio que vamos de novo.. hauhaua...Espero voce ja com a lista dos melhores!! huahaua...Vem mesmo! Saudades!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir