quinta-feira, 8 de março de 2012

Focus: As máscaras que as mulheres ainda usam no seu Dia







Eu sei que muita gente escolhe o simbolo da Mulher Maravilha para nos representar no Dia das Mulheres. Eu prefiro a Mulher Gato.

A maioria das mulheres não nasce em berço de ouro, com descendencia real dentro de figuras mitologicas em sociedades perfeitas governadas apenas por mulheres,  nao tem super poderes, nao se sente bem correndo de shortinho, nem é heroína isolada sacra. #AveMaria

Em sua obra "Carmen" (que originou a ópera de Bizet), Merimeé escreveu sobre sua protagonista   "....Alors, suivant l'usage des femmes et des chats qui ne viennent pas quand on les appelle et qui viennent quand on ne les appelle pas, elle est venue..."  [Agora, como é o costume das mulheres e gatos que nao vem quando sao chamados e vem quando chamados nao sao... Ela veio...]  Muitos interpretam como petulância, rebeldia, ingratidão...Outros vem como independência, liberdade e personalidade. Gosto disso. Como sao mal julgados e  substimados mulheres e gatos pelo veu da ignorancia... Mas nem por todos. Nem por todos.

A Psicologia já identificou mulheres sofrendo de Síndrome de Mulher-Maravilha, acumulando varias jornadas e papeis, culpas e medos. Não, não somos perfeitas. Nem inferiores. Não somos santas nem anjos caídos como a Literatura romântica tanto gostou de preconizar, sem entender que somos apenas seres humanos. Seres humanos complexos.

Tudo bem, que da mesma maneira que a Mulher Maravilha, a Mulher Gato foi criada por um bando de comics nerds reprimidos que exageraram nas medidas, e nos fetiches S&M, entre cordas e chicotes, são bem caricatas (mas quem não é em comics? Sungas sobre leggings? Really?). Todavia dentre suas limitaçoes, sao mulheres iconicas, fortes referencias e classicas personagens em um mundo masculino.
>


E a Mulher Gato sendo ou não uma Dominatrix, tem um poder de si e de quem se meter no caminho dela, com toda a certeza.

Ela nao é uma vilan, é uma anti-heroina. Tem um passado comum em um mundo violento, uma historia familiar e pessoal controversa e dramática, uma profissão não tradicional, mas que paga suas contas... Entre o bem e o mal, amor e os comparsas, é sempre dela a ultima palavra. Ela é justa a sua maneira. Ela é sexy sem culpas, companheira e amante em uma historia complicada (como todas as historias são), mãe com seus desafios e sacrifícios, mulher com suas inseguranças e vitorias, passional em suas causas e bichanos. E o preto sempre emagrece... haha...

Eu sei que há pessoas que não acham o Dia das Mulheres algo a ser celebrado, pois se ainda precisamos de um dia no calendário significa que ainda somos uma minoria (mesmo sendo a maioria populacional) que precisa de defesa e paliativos políticos para exercer a cidadania. Ainda precisa de politicas publicas contra crimes sexuais, crimes de ódio, violência domestica, trafico e rapto e escravidão de mulheres, preconceitos laborais, sociais e familiares, sistemas jurídicos ou tradições que ainda mutilam (literalmente e figuradamente) mulheres e crianças... Ainda se precisa concentizar que as decisoes sobre nossos próprios corpos são nossas...E se os homens tivessem um útero não precisaríamos de tanta conversa filosófica e religiosa, tanta gente colocando a colher num assunto pessoal e individual. Ainda se precisa de cotas em partidos políticos e cargos públicos, de bom humor e tolerância e paciência para se aguentar o machismo embebido em tantos nuances de nossas vidas. Sim, é triste.

Mas é bom que exista este dia para lembrar que sim, AINDA existe isso, e AINDA precisamos mudar esta realidade. E celebrar todas as mulheres que se acorrentaram em postes, fizeram passeatas, greves de fome, escreveram, discursaram, militaram, foram presas, torturadas, queimadas, discriminadas, se tornaram martis esquecidas ou celebradas, tiveram suas historias mudadas ou apagadas, heroínas publicas ou privadas para que hoje as mulheres possam votar, se divorciar, ter poder legal sobre seus bens, sobre seus filhos, poder dirigir, poder trabalhar, ter o direito a salários iguais, a ter uma voz, a ir para o colégio , para faculdade...qualquer uma que ela escolher... Poder se maquiar, usar uma mini saia ou uma calça, dar um beijo na rua em quem ela quiser, casar com quem ela escolher, ou ficar com alguem sem se casar, escolher se seu par será um homem ou uma mulher ou não será ninguém, ou se terá ou não terá filhos, ou se compra uma bicicleta ou é a proxima presidente. Coisas banais que nem percebemos ou impressionantes que deveriam ser comuns.

 O ceu é o limite assim como a realidade feminina não é igual no mundo todo. AINDA não temos as mesmas liberdades e igualdades e possibilidades. Ainda não. Os verbos no passado imperfeito e no perfeito ainda sao conjugados no presente, e sem dúvidas, ainda serao no futuro mais que proximos. Ainda sim.

Nós, mulheres, ainda não entendemos nosso papel atuante, ainda perpetuamos heranças culturais cruéis e as aceitamos, ainda reclamamos direitos e reclamamos quando estes são nos dados, ainda cobramos de outros nossas responsabilidades, ainda usamos o papel de vitima para nos escusar de nossas faltas, ou o de objeto sexual para conseguir algo, ainda usamos duplo padrão em julgar o homem e suas falhas que nos decepciona e o nosso filho homem com suas falhas que decepciona outra mulher, ainda reclamamos demais e pouco fazemos para mudar nossas frustrações, ainda idolatramos um pseudo passado onde nao tinhamos tantas responsabilidades, nos contentamos com tao pouco, e com o "sempre foi assim". Por favor, somos a maioria neste planeta, apenas para começar. Nao sejamos nossas piores inimigas.

Não, não somos perfeitas. Mas não somos inferiores. E não devemos aceitar nem um nem outro título, a perfeição ou a inferioridade, ambos são fatais.

Nao devemos aceitar que alguem limite nossas possibilidades, nem que este alguem seja nos proprias. 

Mais que celebrar a Mulher Gato, deixe-me celebrar Selina Kyle... Deixe-me pensar em um mundo onde não precisaremos mais de alter egos ou mascaras para sermos quem quisermos... Mas se quisermos ter alter egos, fantasias e mascaras e um pouco de diversão, que isso não seja um pecado. Seja nossa escolha.

Let´s have fun!

 Boa diversão para vocês, minhas queridas! Feliz dia!!

Entre a ficçao que nos faz sonhar e a realidade que nos faz ser tao criativas, que sejamos felizes acima de tudo com nossas decisoes! Porque é nosso direito escolher nosso caminho e quem queremos ser, e nosso dever ser responsavel por estes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário