sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Focus: Até quando viveremos obscuros na hipocrisia?





A América Latina ainda é uma vergonha em direitos reprodutivos femininos. Temos uma das politicas mais restritivas do mundo sobre o aborto, onde países como o Chile, El Salvador e Nicarágua não o permitem nem em cado de ESTUPRO. Alinhando-se a grupos de países mulçumanos como Iran e Afeganistão, quais direitos femininos são nulos.

Mas ainda há esperança ao sul do Continente, pois seguindo sua sempre legislatura de vanguarda, o Uruguai acaba de retirar as sanções penais na interrupção da gravidez nas primeiras 12 semanas, ou 14 semanas no caso de estupro. Ou seja, um pais que sempre conseguiu entender o que É uma democracia LAICA; onde os ROSÁRIOS ficam foram dos úteros das mulheres, e onde não há a hipocrisia de PENSAR que abortos não são cometidos todos os santos dias (quem tem dinheiro sobrevive).

Não é para menos que o Uruguai foi o 1o pais latino americano a aprovar nacionalmente o divorcio (1907), o voto feminino (1917), eutanásia ativa (1934), o casamento homo afetivo (2007), adoção de casal do mesmo sexo (2009), direitos civis são direitos do cidadão e não do Estado. E onde a mulher não é cidadã  de 2a categoria ou propriedade alheia.

Aqui por quase 70 anos, brasileiros iam se casar no Uruguai para poder se beneficiar da lei do divorcio posteriormente, e bradar que AINDA era um pais de moral e costume, onde lei alguma quebrava a sacra família... Nem protegia os filhos de lares desfeitos, partilha igualitária de bens, violência domestica... Esses meros detalhes. É vergonhoso que apenas a Ditadura Militar conseguiu "impor" a lei do divorcio, numa covardia moral congressista de décadas.

Faremos a mesma coisa agora?! Ou haverá fim para a hipocrisia nacional?!


https://www.hrw.org/news/2012/10/26/uruguay-new-abortion-law-breaks-ground-women-s-rights


Nenhum comentário:

Postar um comentário