quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cover to Cover: Tête-a-Tête;Simone de Beauvoir & Jean-Paul Sartre por Hazel Rowley





Este livro é essencial para entender relação simbiótica, muitas vezes ilusória, e dependente  destes dois gênios de sua época.
 >


Em teoria, eles queriam se afastar do arquétipo burguês de relacionamento que findava no casamento consagrado  que  engessava os indivíduos. Entao eles juraram se amar, sem cobranças, sem aneis nos anulares, sem ciúmes. Em teoria. 

Pois, na pratica, eles enfrentaram os mesmos problemas de qualquer ser humano... A ânsia da segurança da instituição, o desejo de fazê-lo com outrem, a culpa de estarem presos nesta promessa entre si, a cobrança e a insegurança pelos amantes alheios...E compartilhados... os dramas mundanos.

É interessante acompanhar como Sartre se sentia culpado nos términos, que sustentava suas ex amantes para o resto da vida. Simone se aproximava de todas e vivia relações emocionalmente controladoras, de nada saudável para ninguém.  Eles apenas afirmaram estarem livres dos modelos.

Contudo, todo este conflito, genialidade, paixão se traduzio num ambiente fértil de grandes e revolucionárias obras e trabalhos tantos do casal, como dos envolvidos. 

A própria Beauvoir, pelas dúvidas em sua relação e sua condição feminina perante tudo e todos, quem é ela como mulher, a razão de ser mulher e o que isso afeta o individuo, escreve o livro revolucionário que inicia o feminismo moderno: “O Segundo Sexo”. Ela é quase uma feminista por acidente, ela não quis criar um marco, mas a sua auto compreensão.

E Sartre tinha inveja de sua ascensão profissional. Ele era o nome do casal, o personagem profissional.  Ele busca na filosofia existencialista suas repostas, suas teorias, seus perdoes.

Realmente, um livro essencial. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário