domingo, 17 de junho de 2012

Focus: Jorge & Zélia





Aos 14 anos, li o meu primeiro Jorge Amado: Capitães de Areia. Era dever de escola. E me apaixonei em como aquele baiano tinha tanta coragem de escrever sobre a vida, nos mais variados e fantásticos e reais personagens... Misturando a sensualidade, a cultura, a tradiçao, a fé, os tabus, a injustiça, as sagas, os segredos, o espiritual...O ritmo dele em cada frase era como musica... Podia ser algo da Terra dele tao distante da minha, mas ecoava aqui no Sul para mim igualmente. 

Quando menor, já tinha acompanhado historias dele em novelas e filmes, e achava tao divertido que a minha mãe sabia o que acontecia com os personagens antes do capítulo passar. Então, recorri a ela e sua estante de livros e li um livro de Jorge atrás do outro. 
>
Dona Flor e seus Dois Maridos é um dos meus favoritos, e tive uma história engraçada explicando para um fotografo gringo do que se tratava, em pleno tapete vermelho do Golden Globes, em Los Angeles. Mas todas as suas heroínas são tao encantadoras e fortes e apaixonantes. É tao bom ver um autor escrever sobre sua terra e a história das suas mulheres. Tudo na literatura de Amado é rico e vibrante e intoxicante. 

Assim, minha mãe me aconselhou a ler os livros de Zélia Gattai, esposa do autor, e explorar ainda mais. 

E com Zélia, ri e chorei e me aventurei pelo mundo. Cada livro dela, me enchia de admiração não apenas pela obra de seu marido, mas pela pessoa dele, a história dele... E por ela, sua história admirável, seu jeito belo de contar suas milhares de vidas. E acima de tudo, o amor dos dois. Pode-se falar de Romeu e Julieta, Simone e Sartre, Elizabeth Taylor e Richard Burton...Quem for.. Eu escolho Jorge & Zélia. 

Era um amor sólido, confidente, igual, sensual, brincalhão, feliz e foi para sempre. 

A tristeza ficou em meu coração com a perda de Jorge Amado, em 2001. Salve Jorge! 

O inicio do Orkut me permitiu conhecer Paloma Amado pela comunidade em homenagem de seu pai, e de  tanto ler Zélia, Paloma parecia família. E foi com muito prazer, que descobri mais de esta pessoa tao adorável e tao aberta e generosa com os fans de seus pais. De todas as noticias e fotos e historias que trazia de D.Zélia, sou imensamente grata.

Em 2008, fui a Bahia pela 1a vez. E este lugar é Jorge Amado para mim. Percorri Salvador lembrando sempre de uma passagem ou outra. Fiz minha oferenda a Yemanjá e pedi pela saúde da esposa dele, que encontrava-se  em estado muito delicado. Infelizmente, D. Zélia partiu naquela minha semana na sua terra emprestada. Mandei minhas condolências a Paloma via Orkut, e creio que ela sentiu todo o carinho dos fans por lá. E não pude passar para dizer adeus a Zelia Gattai.  

Sei que estava correndo com um concurso por lá, e não havia tempo. Mas também acredito que a perda dela era muito recente com a da minha própria mãe, um ano antes...E não estava preparada a outro velório assim. Jorge e Zélia chegaram na minha vida por ela.

Quando vi a entrevista de Paloma na TV, na sexta-feira, falando da saudade por seus pais e abrindo a casa de Rio Vermelho, gostaria tanto que estas palavras chegassem a ela... O quanto entendo seu pesar e saudades, e o quanto seus pais foram maravilhosos e exemplos para mim de tudo... De engajamento político, de arte nas palavras, de amizade total, de exploradores do mundo, de amantes da fotografia e boas historias, de defensores de uma casa cheia e uma mesa posta com fartura, de comprometimento com a familia e seu amor... Quem seja... Eu escolho Jorge & Zélia sempre. 


Cara Paloma, receba todo meu carinho. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário