domingo, 17 de junho de 2012

TV: Dowton Abbey por Julian Fellowes




Esta série inicia-se com o naufrágio do Titanic, e o que ele representou: o declínio de uma era. E as inquietações do novo século. É uma série fenomenal, rápida (com apenas 7 capítulos por temporada), brilhantes nos detalhes... Em situaçoes que parecem tao sem lógica, mas estavam gravadas em pedra na sociedade inglesa do século XIX. 
>
Em razão da lei (ridícula) vigente que não permite mulheres herdarem a propriedade (como em Orgulho e Preconceito), o senhor de Downton Abbey -qual possui unicamente 3 filhas- sabe que sua casa ficará para seu primo mais próximo, que está noivo de sua filha mais velha. Um bom arranjo. Contudo, este morre no naufrágio, e um novo herdeiro chega a DA. E assim como ele, o telespectador começa a conhecer a rígida etiqueta e hierarquia (até mesmo entre os empregados) da alta sociedade, e as intrigas sociais e politicas que permeiam tudo. 


Ótimo roteiro, perfeito elenco e direção de arte.

Maggie Smith está perfeita (e premiada) em sua atuação como a Lady Violet, representando todo o excesso da Antiga Ordem... Com sua pergunta impagável já no 1o capitulo: "What is a weekend?" 

A aguardada terceira temporada iniciará no segundo semestre deste ano. 


Você tinha razão, Gaby... É muito bom. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário